• Home
  • Destaques
  • CDH vai debater políticas para a juventude a serem apresentadas no G20 — Senado Notícias

CDH vai debater políticas para a juventude a serem apresentadas no G20 — Senado Notícias

Representantes dos jovens nas discussões do G20 terão a oportunidade de apresentar ao Senado suas propostas de políticas pública: a Comissão de Direitos Humanos (CDH) realiza audiência pública com esse objetivo na terça-feira (20), a partir das 14h30.

O requerimento para a audiência (REQ 44/2024-CDH) foi apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da comissão. Deverão ser discutidas, entre outras questões, políticas públicas sobre o combate à fome, à pobreza e à desigualdade; as mudanças climáticas; a transição energética; e o desenvolvimento sustentável.

O Brasil, que está na presidência rotativa do G20, vai sediar a Cúpula de Líderes nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro. Está prevista a participação de outros 19 países-membros, mais a União Africana e a União Europeia. O governo brasileiro propôs maior participação da sociedade civil por meio do denominado G20 Social, que visa aumentar a participação de atores não governamentais nas decisões do G20.

Paulo Paim afirma que a audiência estará em sintonia com as prioridades brasileiras no G20, que também incluem o diálogo com jovens de outros países.

Esses diálogos vêm acontecendo por meio de diferentes plataformas. Uma delas é a “Série Desafios”, que promove propostas para o Youth20 (Y20), grupo que discute e propõe políticas públicas para os integrantes do G20. Essas plataformas também têm o objetivo de facilitar a interação entre governos e organizações juvenis.

Além de Felipe Paullier, subsecretário adjunto da ONU para a juventude, já confirmaram presença na audiência representantes da Secretaria Nacional da Juventude e de entidades sobre inclusão e diversidade no G20.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA MAIS

Filho é preso após aterrorizar vida da mãe, ameaçá-la de morte e apedrejar sua casa em Rondonópolis

Policiais militares do 5º Batalhão atenderam uma ocorrência de violência familiar na manhã deste sábado…

Petrobras anuncia nova redução no preço do diesel em R$ 0,12 por litro

Estatal estima que preço médio será R$ 3,43 por litro nas refinarias A Petrobras anuncia…

‘Peladão’ invade BR-364, destrói veículos, acaba amarrado por populares e preso pela PM; vídeos

Motoristas que passaram pela BR-364, nas proximidades do trevo que dá acesso ao município de…