• Home
  • Politica
  • IRREGULARIDADES|: Rondonópolis tem 7 denúncias registradas no “Pardal” da Justiça Eleitoral

IRREGULARIDADES|: Rondonópolis tem 7 denúncias registradas no “Pardal” da Justiça Eleitoral

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Desde o início do período de propaganda eleitoral em 16 de agosto, até ontem (28), Rondonópolis teve 7 denúncias de propaganda irregular registradas no aplicativo Pardal da Justiça Eleitoral. Em Mato Grosso, são 390 denúncias registradas, sendo que somente o município de Sinop, registrou 51.

Em Mato Grosso, a maior parte das denúncias se refere a propaganda irregular de candidatos a vereador. Elas somam 208 enquanto as denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral de candidatos a prefeito chegam a 128.

Em todo o Brasil, foram registradas 16.165 denúncias, sendo 3.209 em São Paulo, 1.834 em Pernambuco e 1.788 em Minas Gerais, que foram os Estados que mais registraram denúncias no período.

Pelo aplicativo Pardal 2024, que foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral e liberado para receber denúncias em 16 de agosto, é possível denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada. Pelo PardalWeb também estão disponibilizadas as estatísticas e o cidadão pode acompanhar o andamento das denúncias.

Como usar o Pardal

Para fazer denúncias pelo “Pardal”, o cidadão precisa baixar o aplicativo. A Justiça Eleitoral informou que a versão atualizada pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store).

Também já estão em funcionamento, além do Pardal Móvel, os seguintes serviços: Pardal Web e Pardal ADM. O Pardal, entretanto, somente recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular.

Dentro do próprio aplicativo há um botão que direcionará as pessoas denunciantes para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), quando a queixa envolver desinformação, e para o Ministério Público Eleitoral, se o assunto estiver relacionado a crime eleitoral ou outros ilícitos eleitorais. Denúncias sobre desinformação também podem ser feitas pelo SOS Voto, por meio do número 1491.

atribunamt.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA MAIS

Caminhoneiro maníaco mantém mulher em cárcere por 4 dias e a abandona com filha de 2 anos em Rondonópolis

Uma mulher e sua filha de 2 anos foram resgatadas pela Polícia Militar na noite…

Faturamento da indústria cresce 3,3% em janeiro – Comunhão

Segundo CNI, emprego ficou estável, com alta de 0,1% no mês Embalada pelo aquecimento da…

ESTAVA NA UTI|: Motociclista de 27 anos morre 7 dias após acidente em Nova Mutum

DA REDAÇÃO:LEIAMT Leonardo Liria Reis, 27, morreu nesta sexta-feira (14), uma semana após sofrer um…