Durante audiência na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, na última quarta-feira (15), o senador Omar Aziz (PSD-AM) criticou duramente a ‘falta de interlocução’ de Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente, com o Congresso Nacional. Omar Aziz reprovou Marina por realizar uma política voltada somente para atender os interesses do ‘exterior’, e criticou a ‘arrogância’ dos membros da pasta que a Ministra comanda. Além disso, segundo Aziz, Marina prioriza questões ambientais internacionais em detrimento dos problemas ambientais do Brasil.
O senador também critica o governo do presidente Lula e os governos anteriores por não darem a devida atenção às questões ambientais e cita o exemplo das enchentes no Rio Grande do Sul e da seca em seu estado. Indignado, ele pede para ser incluído na lista de pessoas que querem dialogar com a ministra Marina Silva e critica a equipe dela, em especial cita o nome do secretário-executivo João Paulo Capobianco, segundo o senador, o secretário age com arrogância.
Ele ainda aproveitou a ocasião não só para defender a importância da preservação da Amazônia, mas também, ressaltar que os brasileiros querem que a BR-319 seja asfaltada e que o país seja interligado. Por fim, reforçou as críticas dizendo que, se ela deixar de dar satisfação ao exterior e vier discutir com os senadores, eles estarão prontos para ajudá-la.